sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Saúde


CEARÁ-MIRIM

Secretaria de Saúde prepara mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids
A Secretaria Municipal de Saúde de Ceará-Mirim, por meio da Coordenadoria de Atenção Básica, prepara uma intensa mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que será celebrado na próxima terça-feira 1º de dezembro.
Será promovida uma série de atividades na Av. Gal. João Varela, no trecho que fica em frente ao Serviço Autônomo de Água e Esgotos-SAAE.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde irá trabalhar no local, das 8h às 11h distribuindo preservativos masculinos, folhetos educativos e orientações sobre como previnir a doença.
Além disso, todas as unidades de saúde do município, tanto da zona urbana como da zona rural, mobilizarão técnicos especializados, para proferirem palestras sobre o tema, nas escolas da rede municipal de ensino.
Para a realização desse trabalho, a Secretaria de Saúde conta com a colaboração da Coordenadoria de Atenção Básica, Departamento do programa DST/AIDS, Coordenadoria de Saúde da Mulher, todas as 21 equipes do Programa Saúde da Família, Agentes Comunitários de saúde, demais sub-coordenadorias, envolvendo cerca de 250 profissionais de saúde.
Este ano, tendo em vista o preconceito que muitas pessoas ainda têm, apesar de conhecer as formas de transmissão do HIV, o Ministério da Saúde lançou como tema o seguinte slogan: “VIVER COM AIDS É POSSÍVEL. COM O PRECONCEITO NÃO”.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Fernando Lessa, o Dia Mundial de Luta contra a Aids deve ser entendido como um dia de reflexão sobre as medidas preventivas e a necessidade da sociedade ser solidária com os portadores do vírus da Aids.
ORIGEM DO DIA
O Dia Mundial de Luta contra a Aids, foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade de prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas-ONU, que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987.
No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids era mais disseminada entre os homens, o tema foi: “A AIDS E A MULHER”. Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas.
A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados na luta contra a Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário